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5 dicas para manter o controle de qualidade

5 dicas para manter o controle de qualidade

Qualquer empresa parte de um valor proporcional em relação aos seus custos, satisfação dos clientes e qualidade do serviço prestado. Tal regimento também se emprega as pizzarias, já que é notório que os clientes não se abstêm de pagar um valor justo, por um produto de qualidade.

No entanto, sabemos que quanto maior a qualidade das pizzas e do serviço prestado, maior também os cuidados com o controle de qualidade, para assim, manter o nível dos serviços e os clientes satisfeitos.

Por isso, separamos 5 dicas e pontos importantes para ficar atento na intenção de manter o controle de qualidade efetivo, garantindo a satisfação dos clientes e assegurando a fidelidade destes. Confira estas dicas que são relativamente simples, e que se colocadas em prática, em conjunto, proporcionam um excelente controle de qualidade:

 

Cuidado com os ingredientes

 

Uma pizza de qualidade requer produtos de primeira linha. Para isso, muitos necessitam de um preparo prévio, executando assim o mise en place, preparando todos os produtos em disposição para o preparo.

Já os ingredientes frescos, principalmente a parte referente aos vegetais, devem possuir uma qualidade ainda elevada, já que são os produtos mais perecíveis de uma cozinha. Por isso, todos devem ser frescos e preparados no dia.

Manter a durabilidade dos ingredientes também implica em mantê-los armazenados de maneira correta, não esquecendo que alguns deles devem ser mantidos refrigerados até o momento do seu preparo, garantindo assim a preservação. A atenção também deve estender-se aos prazos de validade e higiene em sua manipulação.

A manipulação é um ponto crucial para manter a higiene dos ingredientes em uma pizzaria, uma vez que todos os produtos são perecíveis. Esta atenção deve ser redobrada em pontos importantes, como higiene constante dos funcionários e local de preparo, e cuidado com a qualidade da água utilizada em todo estabelecimento.

Boa parte das contaminações de uma cozinha ocorrem por conta de uma fonte de água contaminada. Por isso, os cuidados com o abastecimento de água devem ser constantes, evitando qualquer tipo de surpresa desagradável.

 

Cuidado com os pedidos

 

O controle dos pedidos, além de proporcionar uma administração de qualidade maior, também evita gastos desnecessários e recorrentes com eventuais erros. Neste ponto, o pedido deve ser verificado em duas etapas, no momento de entrada e de saída dos mesmos.

Durante a retirada de qualquer pedido, este deve ser checado com o cliente, garantindo que tudo foi compreendido da maneira correta. Então, os pedidos são direcionados para o preparo, e o mesmo cuidado de confirmação deve partir por parte do pizzaiolo, validando se o pedido realmente se trata do que ele compreendeu.

Após o preparo, é o momento de checagem da saída dos pedidos. Nesta etapa os pedidos são verificados mais uma vez com as pizzas já prontas, certificando de que todos estão corretos. Por mais que este ato seja simples, ele evita falhas e enganos nas entregas dos pedidos, que por sua vez evita que muito pedidos sejam refeitos, economizando no preparo destes e evitando o desperdício.

A ocorrência destes equívocos durante a entrega dos pedidos transmite uma frustração dupla ao cliente, que não recebe a pizza que gostaria, tendo que aguardar ainda mais, e a certeza de um certo descuido por parte da pizzaria.

 

Agilidade na entrega

 

Por mais que seja básico, parece que ainda é valido lembrar que, ninguém gosta de ficar com fome. Logo, ninguém gosta de esperar muito tempo para comer. Fazendo com que a agilidade na entrega seja um ponto realmente relevante na hora das pessoas escolherem o local para pedir uma pizza por delivery.

Para conseguir proporcionar esta agilidade durante a entrega basta colocar em prática um conceito básico, o planejamento. Uma vez que o deslocamento para a entrega do pedido terá de ser feito, é importante alinhar quantos pedidos ocorrerão na mesma direção e são considerados próximos, garantindo que estes possam ser preparados e despachados simultaneamente, proporcionando assim uma agilidade maior no serviço.

O planejamento também deve ser aplicado durante o preparo, alinhando os pedidos de entregas mais próximos para que sejam preparados juntos, garantindo menos viagens para entrega e ainda proporcionando uma agilidade maior,  evitando que algum pedido fique em aguardo e seja entregue com atraso ou frio.

 

Excelência no atendimento

 

Outro ponto extremamente preponderante para a escolha de uma pizzaria fica por conta do seu atendimento. Quando este é realizado de maneira presencial o cliente deve-se sentir acolhido, bem recebido e ser atendido com o máximo de atenção.

Quando se trata de um pedido de entrega, este cuidado com o atendimento também é importante. Partindo de cuidados básicos, desde o atendimento agradável ao telefone, com um "sorriso na voz", até o treinamento por conta do entregador, que deve ser educado e não cometer certos erros clássicos, como colocar a bag de transporte no chão ou em algum local inadequado.

Caso o pedido seja feito de maneira virtual, como por algum aplicativo de delivery, é importante informar ao cliente as etapas de preparo, garantindo que este esteja alinhado com o seu pedido. Etapas simples e mensagens com os dizeres: “pedido sendo preparado” e “pedido enviado” são básicas, mas garantem a segurança de um controle maior por parte de quem realiza a compra.

 

Coleta de informações

 

Uma vez que todos os cuidados foram tomados, os ingredientes foram bem escolhidos e preparados da maneira correta, o pedido foi verificado antes e após o preparo, a agilidade fez com que os pedidos fossem entregues mais rápido e todo atendimento foi realizado de maneira atenciosa e cordial, ainda pode ser que alguma etapa tenha falhado ou que o cliente esteja insatisfeito com algo.

Para que tudo ocorra como planejado também é necessário realizar um controle através da coleta de informações. Quando no local é comum o metre perguntar aos clientes se tudo ocorreu bem durante o atendimento e se existe alguma reclamação. Já no atendimento via telefone ou virtual a reclamação vem após a entrega, tornando mais difícil que qualquer situação seja contornada.

Então é hora de tomar nota e realizar um levantamento periódico. Tenha em mente que é comum que algum erro aconteça, no entanto não deve ser tolerado que este se repita ao longo de um tempo. Se ao longo de uma semana, ou um mês que seja, muitos clientes reclamarem de um ponto, como atraso dos pedidos ou erros nas entregas, esta etapa deve ser revista e controlada de maneira mais efetiva.

GuruDaPizzaria
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