[ editar artigo]

6 dicas para preparar uma pizza perfeita

6 dicas para preparar uma pizza perfeita

Quem não ama uma pizza crocante, quentinha e apetitosa não é mesmo? Para conquistar a clientela, é essencial se empenhar no preparo das receitas. Mas, se você é iniciante nessa área, pode acabar se esquecendo de alguns truques simples que fazem toda diferença no sabor da massa e na textura do recheio. Por isso, neste artigo nós vamos te dar 6 dicas para preparar uma pizza perfeita. Confira!

Sove bem a massa

Se estiver preparando a pizza a mão, lembre-se de sovar bem a massa por cerca de 10 minutos. Esse processo é importante porque permite que o glúten impeça a saída dos gases responsáveis pelo crescimento da massa, que são liberados pelo fermento.

Separe em porções e deixe descansar

É muito importante respeitar o tempo de descanso da massa, pois é nesse momento que ocorre a sua fermentação, permitindo que ela cresça e fique com uma ótima textura.

Primeiramente, você deve dividir a massa em porções equivalentes ao tamanho das pizzas que deseja fazer (se a massa for somente para uma pizza, pule essa etapa). Em seguida, enrole cada porção como bolinhos e deixe descansando por cerca de 30 minutos com um pano úmido por cima para não ressecar.

Abra a massa com  farinha de trigo

Na hora de abrir, polvilhe farinha de trigo por cima da massa e por cima da superfície onde ela se encontra, isso irá facilitar o processo. Mas, tome cuidado: se exagerar na farinha, a massa ficará dura. Em seguida, estique-a com as mãos ou com um abridor de massa e, com cuidado, dê leve batidinhas para que não fique nenhum excesso de farinha.

Preaqueça a massa

Coloque a massa em uma forma e faça alguns furos de leve com o auxílio de um garfo ou palito de dente. Isso ajuda a evitar o surgimento de “bolhas”, deixando a pizza mais uniforme. Em seguida, leve ao forno preaquecido e deixe pré-assar por cerca de 5 a 10 minutos antes de adicionar o recheio.

Faça o molho de tomate

Trocar o molho de tomate pronto por uma versão caseira faz toda diferença no sabor final da pizza. O melhor molho é aquele feito com tomates italianos (aquele mais comprido, que você encontra no supermercado) de preferência bem maduros e bem vermelhos.

Recheie com moderação

É preciso ter cuidado na hora de rechear a pizza, pois o excesso de molho e outros ingredientes pode deixá-la pesada, encharcada ou mole demais. Então a dica é distribuir o molho aos poucos e cortar ou fatiar os demais ingredientes de forma que fiquem bem finos e leves. E lembre-se, se quiser adicionar verduras ao seu recheio, você deve esperar até que a pizza esteja totalmente pronta e fora do forno.

Agora que você já sabe como preparar uma pizza perfeita, basta seguir as dicas e arrasar! E se você já tem ou está pensando em abrir uma pizzaria, siga-nos também no Facebook e no Instagram para não perder nenhuma dica!



 

GuruDaPizzaria
Ler matéria completa
Indicados para você