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Aprenda como controlar os insumos e a precificação da sua pizzaria

Aprenda como controlar os insumos e a precificação da sua pizzaria

 

Ao gerir uma pizzaria pensamos em diversas estratégias para atrair e fidelizar os clientes, no entanto, não existe técnica mais eficiente do que assegurar a mesma qualidade com preços mais atrativos e competitivos, através do uso de uma planilha.

Esta pode facilitar no controle de valores dos insumos e sugerir preços para os produtos vendidos, sem que seja necessário horas e trabalho e cálculos, já que possível encontrar a planilha pronta para o uso.

Não é incomum notarmos que as pizzarias, de uma determinada região, em sua maioria possuem um cardápio com valores muito semelhantes. Isso se deve a uma série de fatores relacionados a região, que vão desde fornecedores até questões como o valor do aluguel e a mão-de-obra.

Por isso, essa “tabela” regional de preços acaba fazendo com que as pizzarias optem por outras estratégias de marketing, que não incluam alteração na precificação das pizzas, perpetuando assim essa “tabela de preços” entre os concorrentes mais diretos.

Como aferir o preço de cada pizza

Boa parte deste problema ocorre devido à dificuldade dos gerenciadores em quantificar e visualizar o custo de produção de uma pizza. Como já citado, uma série de fatores influenciam no valor de uma pizza gerando dificuldade em distribuir os custos de produção e lucro em cada sabor.  

Esse fator torna a gestão “facilitada” um hábito, sendo assim, os preços ficam fixos nos estabelecimentos da região. O jeito mais simples e eficaz de aferir o preço de produção de cada pizza e somar o lucro desejado, na hora de realizar a precificação, é com o estudo e levantamento dos gastos.

Como nem todo mundo possui uma clareza destes gastos, e tão pouco possui um sistema que permite este levantamento, o método mais eficaz é a elaboração de uma planilha de Excel, onde é possível realizar todas as somas, subtrações e distribuição de valores, garantindo assim uma clareza e entendimento na hora de precificação.

Onde encontrar uma planilha para precificação de pizzas

Com a correria e alta demanda dentro das pizzarias nem todo mundo dispõe do tempo e conhecimento para elaboração desta planilha. No entanto, não é difícil encontrar algumas planilhas deste tipo à venda na internet.

E para facilitar o seu trabalho fizemos uma busca pela internet e encontramos o site www.planilhadelivery.com, que trabalha na criação de tabelas para simplificar a administração das empresas. Através dele você consegue adquirir uma planilha de precificação e ficha técnica.

A grande vantagem da planilha é que suas tabelas são especialmente desenvolvidas para empresas que trabalham com delivery, ponto muito forte nas pizzarias, com isso é possível garantir o seu perfeito funcionamento, assim como exemplos mais claros em relação aos dados que deverão ser fornecidos.

Outro ponto relevante desta planilha é que, além de adequar-se perfeitamente a necessidade levantada, não existe a necessidade de um investimento exorbitante. A utilização desse método resulta em um controle de insumos e preços, que pode ser visto a curto prazo.

Como a escolha dos preços pode me ajudar com as vendas

No caso da planilha citada, o gestor deve inserir os valores e então a própria planilha realiza uma sugestão de preço em relação ao sabor. Com esse método o gestor pode realizar ajustes nos valores afim de adequar melhor a cada estratégia.

Como se torna muito mais simples visualizar a influência de cada elemento no valor das pizzas, é possível realizar cortes, diminuindo os valores sem necessariamente influenciar na qualidade da pizza, montando assim a estratégia de marketing mais eficiente de todos os tempos, e deixando os preços atrativos.

Por mais que existam diversos fatores relevantes na hora de escolha uma pizza, o preço sempre é apontado como um dos fatores mais importantes, fazendo com que o cliente mensure a relação custo-benefício daquele pedido.

Evidente que, além de aspectos relacionados aos valores, ainda existem uma série de fatores que garantem a fidelização deste cliente a uma pizzaria, como qualidade dos ingredientes, atendimento e prazos de entrega.

Então, mesmo que a precificação seja a estratégia de marketing mais assertiva na hora de alavancar as vendas, existem alguns pontos extremamente relevantes e primordiais na hora de realizar a precificação.

Montando estratégias de marketing com os preços

Por mais que montar um cardápio com preços atrativos represente um grande crescimento no volume de venda, é importante ter em mente que aquela pizzaria está estabelecida em uma região e possui limitações referentes ao seu raio de atendimento, fazendo com que o número de possíveis clientes seja limitado.

Logo, por mais que por meio desta tabela seja possível observar onde podem ser realizados cortes com a intenção de garantir um preço mais competitivo no mercado, é importante ter em mente que a fidelização deste cliente também deve ser trabalhada.

Em alguns casos o número de clientes pode ser gigante, mas ainda assim é um número finito, e pode se esgotar facilmente caso uma insatisfação coletiva não seja observada com o cuidado necessário.

Às vezes, somente uma indicação negativa pode ganhar força, através das redes sociais e do boca a boca, e resultar em um enorme prejuízo. Pois, os comentários negativos são muito mais impactantes do que os positivos.

Como identificar e solucionar falhas na estratégia de preços

Com preços mais competitivos, o volume de vendas tende a aumentar consideravelmente. Logo, é extremamente importante ficar atento a qualquer tipo de reclamação ou feedback passado pelos clientes, observando se não se trata de uma insatisfação coletiva.

Neste caso, é importante que imediatamente sejam tomadas ações para impedir que esta insatisfação se perpetue, já que pizzarias com preços competitivos tendem a contar com uma “boa vontade” extra dos clientes, que tendem a avaliar a relação custo-benefício com mais cuidado no que diz respeito a qualidade.

Sendo assim, leve sempre em consideração a reclamação mais relevante. Não importa se os clientes estão mais insatisfeitos com a qualidade do produto oferecido, questões relacionadas ao atendimento ou a demora de entrega nos pedidos, todas devem ser solucionadas.

Questões relacionadas a qualidade dos ingredientes são as mais difíceis de serem contornadas, por isso evite cortes excessivos neste ponto, e caso seja necessário priorize está questão em relação as outras.

Por mais que os preços competitivos e atrativos seja uma estratégia ousada, esta é válida para qualquer tipo de pizzaria, até mesmo as de padrão mais elevado. Já que, por mais que clientes mais criteriosos estejam dispostos a pagar mais, por uma experiência diferenciada, estes mesmos costumam mensurar ainda mais uma relação custo-benefício. Atribuindo uma maior importância ao preço do seu pedido e ao valor do seu dinheiro.

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