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Aprenda como criar o cardápio perfeito - PT 1

Aprenda como criar o cardápio perfeito - PT 1

Para a maioria dos iniciantes no ramo de pizzarias o cardápio pode ser montado através da cópia de um concorrente ou somente com os sabores mais conhecidos e sugeridos pelos pizzaiolos. Estes nem imaginam quantas variáveis devem ser levadas em conta para criar os sabores mais desejados e até mesmo o carro chefe da empresa.

O cardápio de uma pizzaria é a um dos itens mais importantes para atrair clientes, este deve estar de acordo com todos os fatores que cercam o estabelecimento. Portanto, a criação desse conteúdo é uma forma de marketing, muito eficiente, já que ele apresenta sugestões aos clientes locais e as tendências da localidade onde residem.

O favoritismo por sabores pode mudar de região para região e também de acordo com a idade e classe social dos clientes. Aprenda como agregar todas essas especificações, durante a montagem do cardápio perfeito, e faça seu negócio crescer.

Pesquisa de mercado

Os empresários que entendem sobre marketing sabem o quanto a pesquisa de mercado é importante, ela é a responsável por definir muitos padrões que devem ser adotados por uma empresa, seja ela de qualquer segmento.

Para uma pizzaria a realização desse processo pode definir a melhor localização, o público-alvo, o cardápio, sabores de preferência, preços e mais uma série de fatores. O maior erro de um empresário iniciante é não saber o quão imprescindível é esse processo.

Esse cálculo pode evitar riscos e aumentar as chances de obter sucesso. Essa pesquisa deve estar englobada no plano de negócios do estabelecimento, é praticamente impossível um negócio crescer sem esse planejamento básico.

Confira os passos para a realização da pesquisa de mercado

- Defina o público-alvo: Baseando-se na criação de um cliente fictício perfeito, levando em conta a idade, renda e hábitos deste;

- Defina a localização do negócio: Essa é feita a partir do público-alvo. Uma pizzaria que utiliza ingredientes requintados, por exemplo, deve estar localizada em bairros de alto padrão, enquanto as que oferecem descontos e um valor mais acessível podem ser instaladas em centros comerciais e áreas periféricas;

- Sabores: Definido o público e a localização é necessário atentar-se aos costumes dessa região, pesquisando os sabores mais pedidos nos concorrentes e os ingredientes que fazem mais sucesso. No Sul do Brasil, por exemplo, as pizzas com coração de galinha são muito apreciadas, enquanto os consumidores de São Paulo preferem as tradicionais Mussarela e Calabresa.

A classe social dos consumidores também pode definir os sabores, em geral as pessoas menos abastadas preferem recheios mais simples, que não encarecem a pizza, enquanto as mais estabelecidas preferem ingredientes diferenciados e nobres, sem questionar os valores da refeição e pensando mais no prazer adquirido.

- Preços: Primeiramente é importante lembrar que os cardápios devem conter os preços, no entanto, essa regra não é respeitada por todos os estabelecimentos. Em geral os menos acessíveis não colocam o valor no menu e acabam por espantar os clientes.

A definição do preço deve ser feita após uma cotação das pizzarias da região e dos concorrentes. O cálculo dos ingredientes e mão-de-obra também deve ser realizado e por fim o preço pode ser definido.

Um valor abaixo do mercado pode atrair muitos clientes, mas um erro comum é não levar em conta a inflação dos ingredientes e por fim acabar sem lucro. É necessário obter o lucro para alavancar o negócio, manter o crescimento e os funcionários interessados.

Continua...

GuruDaPizzaria
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