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Benefícios da utilização de um software de automação para pizzarias

Benefícios da utilização de um software de automação para pizzarias

Normalmente escutamos o termo automação associado a grandes empresas e industrias, mas uma pizzaria também pode e deve contar com sistemas automatizados, facilitando os seus processos e evitando erros humanos.

Assim como ocorre em bares e restaurantes, a automação de uma pizzaria ocorre principalmente por meio da implementação de um software para auxiliar na otimização dos mais diversos processos.

Escolhendo o software adequado

É importante ter em mente qual tipo de pizzaria se encaixa o seu negócio, uma vez que esta pode ser destinada a fornerias, a lá carte, rodízio, delivery e fast food, sendo que, cada tipo de estabelecimento demanda um sistema de software diferente, mesmo que estes funcionem em um conjunto integrado.

Por mais que possa parecer um "bicho de sete cabeças", ainda mais para quem não é tão familiarizado com tecnologias, o investimento, treinamento e infraestrutura para a implementação de um software de automação para pizzarias é relativamente baixo quando comparado aos benefícios que este proporciona.

Entre os principais benefícios de um software de automação para pizzarias estão uma série de vantagens como finanças, fluxo de caixa, gestão de estoque, criando ações que interferem muito além do atendimento em si.

Aplicações software de automação para pizzarias

Agora que estamos mais cientes dos benefícios que um software de automação para pizzarias pode agregar, vamos as aplicações propriamente ditas, onde o sistema será utilizado e pode beneficiar os seguintes processos:

  • Retirada de pedidos - Nesta etapa evita-se qualquer tipo de atraso ou até mesmo o extravio da comanda escrita, uma vez que é utilizada uma comanda eletrônica, que após realizado o pedido este é enviado automaticamente para a cozinha sem a necessidade de ser levado até lá pelo garçom, aumentando a sua produtividade e priorizando o atendimento;
  • Fechamento de pedidos - A mesma agilidade de retirada emprega-se no fechamento da comanda, onde o cálculo e relação de produtos e serviços são visualizados rapidamente, promovendo uma agilidade maior, sem que o cliente tenha que esperar o deslocamento do garçom para este fechamento;
  • Autoatendimento - Uma solução cada vez mais utilizada por pizzarias e demais restaurantes do tipo fast food, onde os pedidos não necessitam de alterações ou atenções especiais, é a utilização de um autoatendimento aos seus clientes, facilitando todo o processo de atendimento através de um cardápio digital para a solicitação do pedido;
  • Delivery mais prático - Outra aplicação comum do software de automação para pizzarias é a identificação do cadastro do cliente atrelado a identificação da sua chamada, já possuindo os dados de entrega e relatórios de pedidos antigos assim que este efetua o contato, necessitando apenas da confirmação dos dados. Esta praticidade possibilita uma demanda de atendimento delivery muito maior, o que implica diretamente em um aumento no número de pedidos.

Como já citado, além das facilidades relacionadas ao atendimento o software de automação para pizzarias ainda permite um controle de estoque, que além de realizar um levantamento de demanda de produtos ainda pode contar com informações importantes, como prazos de validade. Além de gestão das finanças, facilitando a identificação de qualquer problema, e também a implementação de promoções.

Como o software de automação para pizzarias realiza um registo de todas as atividades, ainda é possível realizar um levantamento dos dados para utilização de estratégias de marketing, que vai desde a reformulação de cardápio com base nos pedidos mais realizados, até a implementação de uma promoção para os dias de menor movimento e uma avaliação futura da eficiência desta ação.

Estrutura necessária para a implementação do sistema

Claro que a implementação de um sistema baseado em um software, de automação para pizzarias, necessita de algum investimento. Entre os principais investimentos destacam-se os seguintes:

  • Computador (utilizado na gestão do caixa);
  • Impressora Térmica USB (utilizada na impressão de contas ou nota eletrônica);
  • Impressoras Térmicas Ethernet (utilizada na impressão dos cupons de produção);
  • Impressora Fiscal (utilizada na emissão de documento fiscal – vide necessidade fiscal);
  • Roteador profissional (utilizado para gestão da rede e conexões)
  • Identificador de chamadas (utilizada na identificação de cadastro dos clientes).

Além da estrutura ainda existe a necessidade de implementação e configuração dos equipamentos, além do treinamento para a sua utilização de maneira adequada.

O que fazer antes da implementação do sistema

Supondo que você já foi convencido de que os benefícios produzidos pelo software de automação para pizzarias e como deve ser implementado em sua pizzaria, qual é o próximo passo?

A resposta é relativamente simples, e vamos lista-la em etapas para que possa ser compreendida melhor e que esses itens sejam cumpridos em uma sequência lógica;

  1. Realização de levantamento e análise das necessidades estruturais para a implementação do software de automação para pizzarias;
  2. Instalação e configuração dos equipamentos;
  3. Cadastro de produtos e cardápio no sistema;
  4. Treinamento operacional;
  5. Treinamento gerencial e financeiro.

Além de realizar um levantamento e orçamento com uma empresa responsável pela implementação de um software de automação para pizzarias, é importante escolher uma que possua boas referências no mercado.

Empresas mais experientes possuem anos de atendimento cumprindo com os mais distintos critérios e níveis de avaliação. Por isso, estas contam com uma habilidade maior em apresentar soluções mais adequadas a cada necessidade.

Após a empresa contratada executar as etapas listadas acima, é importante que ela também se responsabilize pelo acompanhamento das operações e validação, garantindo assim que todas as necessidades foram sanadas, e que o sistema não apresenta algum tipo de falha ou que algum processo necessite de uma correção.

Algumas empresas possuem uma série de vantagens relacionadas a atendimento 24 horas, importante para os casos de pizzarias que possuem o maior número de clientes no período noturno, ou até mesmo teste grátis de software durante um período determinado, avaliando se este realmente apresenta-se como a solução mais adequada.

Caso esteja no grupo de empresários de longa data e que já possuem um método de trabalho implementado, é comum que ocorra a resistência em relação a mudança. Mas por mais que a situação atual esteja segura, um negócio precisa criar novas oportunidades para o seu crescimento e isso passa obrigatoriamente por um sistema de auxilie o agenciamento de processos como um todo.

GuruDaPizzaria
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