[ editar artigo]

Como fazer o controle de estoque de uma pizzaria?

Como fazer o controle de estoque de uma pizzaria?

O controle de estoque é extremamente importante, principalmente para estabelecimentos alimentícios. Sem ele, você corre o risco de perder vendas por falta de produtos, sofrer prejuízos com falhas operacionais e alimentos vencidos, deixar clientes na mão e ainda sujar a sua imagem.

Por outro lado, mantendo o estoque organizado com a ajuda de um sistema de gestão ou planilhas de controle, você pode economizar espaço, reduzir custos, facilitar o trabalho e garantir a qualidade do atendimento.

Mas afinal, por onde começar a fazer o controle de estoque de uma pizzaria? É isso que vamos te mostrar nesse artigo.

Faça compras planejadas

Antes de iniciar as compras para abastecer o estoque, é muito importante levar em conta o espaço físico para não comprar mais do que pode guardar. Além disso, não deixe de conferir o histórico de movimentação dos produtos, pois só assim você terá uma ideia clara do quanto precisa repor.

Registre a entrada de produtos

Cada vez que o estoque for reabastecido, você ou a pessoa responsável deve criar uma ficha técnica para cada item com os seguintes dados:

  • nome do produto;

  • nome do fornecedor;

  • data de validade;

  • quantidade de cada item reposto;

  • valor por unidade ou produto.

Você pode simplesmente copiar essas informações da nota fiscal e das embalagens dos produtos, ou entrar em contato com os fornecedores e pedir que lhe enviem os dados por e-mail.

Registre a saída de produtos

Da mesma forma, as baixas no estoque também devem ser registradas para evitar perdas e fraudes. Inclua informações como:

  • nome do produto;

  • data de saída;

  • valor por unidade ou produto;

  • quantidade de ítens;

  • motivo da saída.

Tenha uma pessoa responsável pelo estoque

Administrar o estoque é uma tarefa complexa e exige tempo, por isso é muito importante treinar uma pessoa ou até mesmo uma equipe específica para isso. Certifique-se de que apenas funcionários confiáveis e organizados receberão a função e não deixe de acompanhar o trabalho de perto.

Tenha um sistema de gestão

As planilhas do excel funcionam muito bem para empreendimentos menores, mas, a medida que o negócio vai crescendo, o mais recomendável é investir em um sistema de gestão como o Bling ou o  Gestão Click. Além do controle de estoque, eles também te auxiliam com o controle financeiro, controle de compras, frente de caixa, orçamentos e várias outras questões!

Espero que essas dicas tenham te ajudado a entender um pouco mais sobre o controle de estoque de uma pizzaria. Quer ler mais conteúdos como esse? Curta a nossa página no Facebook e ative as notificações para receber nossos posts em primeira mão!
 

GuruDaPizzaria
Ler matéria completa
Indicados para você