[ editar artigo]

Descubra qual o tipo de farinha ideal para sua pizza - Parte 1

Descubra qual o tipo de farinha ideal para sua pizza - Parte 1

Aposto que você já teve dúvida sobre qual farinha comprar para turbinar sua massa de pizza. Essa é uma questão comum entre pizzaiolos, proprietários e aprendizes, mas pode ser respondida com facilidade.

Existem diversos tipos de farinhas, comercializadas nos supermercados e atacados, essas possuem características para incrementar alguns tipos de massa. Cada uma é dedicada a um intuito.

Dificilmente ela é encontrada de forma pura, e os ingredientes que compõe a sua formulação pode criar um aspecto diferente para a massa. Por isso, existem tipos especiais para confeitaria, panificação e para as pizzas.

Utilizar o ingrediente inferior para economizar não é correto, afinal a massa é o maior sabor da pizza, a base e deve apresentar um gosto memorável. A escolha deste condimento deve ser realizada de acordo com a textura da massa.

Alguns preferem as fininhas outros a massa pan, cada estilo de receita produz uma textura diferente e esta pode alcançada com o ingrediente correto. Isto também diz respeito ao fermento que é incrementado em algumas farinhas e a granulagem empregada durante sua fabricação.

Entenda um pouco sobre cada tipo de farinha, sua composição e seus efeitos. Depois escolha a adequada para o preparo da massa perfeita.

A importância da escolha da farinha para pizza certa

A qualidade da massa conta muitos pontos durante a degustação de uma pizza, essa pode atrair ou espantar um cliente. Por isto, é fundamental que esta tenha uma fermentação adequada e possua ingredientes formulados para esse propósito.

No Brasil as pizzarias seguem em crescimento. Para se destacar, dentre os milhares de estabelecimentos, os pizzaiolos apostam em novas tendências, técnicas modernas e receitas diferenciadas.

Por aqui é possível encontrar todos os tipos de massa, das mais fininhas até a mais fofa, com textura de pão. Para obter o êxito os profissionais incrementam as receitas antigas e criam novas, abusando dos sabores.

Afim de seguir o crescimento desse setor, os fabricantes de insumos criam produtos para facilitar a produção de massa. Como o ingrediente principal da pizza é a farinha, ela é produzida com diferentes insumos e passa por processos de moagem distintos.

Estes componentes agem quimicamente para uma fermentação perfeita, reduzindo o tempo de descanso, o processo de sovar e também o período de forno. Mas se utilizada de maneira errada podem provocar um desastre e acarretar o desperdício de insumos.

Antes de qualquer compra é preciso ter em mente o tipo de massa que deseja desenvolver. Somente essa informação vai ajudar na escolha da farinha para pizza adequada. Saiba como obter a consistência desejada com alguns tipos de farinha:

Continua....

GuruDaPizzaria
Ler matéria completa
Indicados para você