[ editar artigo]

Descubra se é possível lucrar com a pizza por 10 reais

Descubra se é possível lucrar com a pizza por 10 reais

Chamar a atenção de um novo cliente, assim como garantir que a sua pizza seja a escolha adequada para aquele momento é uma das tarefas mais difíceis relacionada ao marketing. Por mais que, diversas estratégias possam ser montadas e o perfil do cliente seja amplamente estudado, assim como área de atuação e diversos outros fatores, dificilmente alguma táctica, por mais ousada que ela seja, será capaz de competir como um preço extremamente atrativo.

O passo mais importante, para conseguir alcançar um preço abaixo do mercado e a fidelidade do cliente, é utilizar uma planilha para controle, que pode ser encontrada no Planilha Delivery, que cria tabelas e cálculos para estabelecimentos que atuam com entregas.

Como criar um valor atrativo

É claro que fidelizar um cliente a sua pizzaria depende de uma série de fatores relacionados a satisfação deste, cuidados que vão desde o atendimento até a qualidade do produto. No entanto, os preços atrativos costumam ganhar uma relevância significativa também neste aspecto, já que alguns deslizes são facilmente "perdoados" quando o cliente cria uma relação custo-benefício ao avaliar a qualidade da sua satisfação com aquela pizza.

Ainda assim, como existem diversos fatores que influenciam na precificação de uma pizza, fica muito difícil atingir um preço muito distante dos concorrentes diretos. Questões relacionadas como o preço dos ingredientes, gastos com funcionários e custos ligados a produção e logística acabam mantendo as pizzas de uma determinada região dentro da mesma faixa de preço.

Como oferecer uma pizza por 10 reais

Porém, existem algumas estratégias que podem ser tomadas afim de garantir uma pizza de 10 reais, que atrai uma fatia de novos clientes extremamente relevante. Mas como alcançar esse valor considerado ousado e até mesmo oneroso em muitos casos?

A resposta é mais simples do que parece, estudando. Existe uma série de medidas que podem ser tomadas para garantir um preço competitivo em uma pizza, chegando inclusive ao sonhado valor de 10 reais. Para isso é importante realizar um levantamento detalhado de uma série de fatores que influenciam diretamente na precificação.

Um ponto crucial para atingir este preço atrativo é montar uma planilha como todos os custos que influenciam no valor de uma determinada pizza, e assim, dividir os custos totais, em cada pizza, somar o lucro desejado e então alcançar o preço ideal para a pizza.

Nem todo mundo que tem uma noção bem clara dos fatores que influenciam estes preços, e tão pouco faz ideia de quanto uma pizza gasta para ser produzida, em relação a todos os fatores, é de grande ajuda contar com alguém que saiba montar esta planilha e exemplificar cada aspecto, destinando a você apenas o preenchimento desta conforme os exemplos.

Como conseguir realizar um levantamento para precificação

Em uma breve pesquisa encontramos no site planilhadelivery.com um exemplo de planilha que detalha todos os elementos e auxilia na precificação das pizzas. A ideia desta é ajudar no controle financeiro e solucionar problemas, sem grandes complicações e fórmulas, bastando apenas o preenchimento e pôr fim a análise e a resposta de como conseguir manter o valor da pizza em 10 reais.

É importante salientar que, durante a precificação, pode ser que o valor desejado, de 10 reais, não seja facilmente atingido. Na planilha é possível simular uma estratégia de custos permitindo que você analise a sugestão de preços, personalizando a quantidade de cada ingrediente, custos diretos, indiretos e até mesmo a margem de lucro para esse tipo de produto,  possibilitando uma estratégia ousada, mas sem prejuízo.

Evidentemente que para evitar qualquer tipo de prejuízo relacionado a este preço é extremamente importante a leitura, com clareza, de todos os gastos que influenciam no valor da pizza, observando assim qual pode ser reduzido e onde o valor pode ser distribuído de uma melhor forma.

Montando uma estratégia atrativa para sua clientela

Além disto, questões relacionadas ao cliente também podem determinar que esta estratégia de preços ousados pode ou não dar certo. Por mais que não exista uma estratégia de marketing melhor do que preços atrativos, ainda existe uma clientela que não abre mão dos ingredientes extremamente selecionados.

Caso este seja o caso, mesmo que os preços chamem a atenção, uma pizza a 10 reais não costuma atrair clientes que estão em busca de uma experiência mais “gourmetizada”, em um local onde a clientela seja considerada de um patamar patrimonial mais elevado e com um gosto mais requintado.

Como as pessoas com alto poder aquisitivo sabem bem o “valor” do dinheiro, uma precificação mais atrativa, garantindo a mesma qualidade, é extremamente relevante na hora de atrair e até mesmo fidelizar novos clientes.

Logo podemos afirmar que, além de garantir uma tática ousada para aquelas pizzarias que querem oferecer a tão sonhada pizza de 10 reais, a planilha de precificação também auxilia todos os estabelecimentos a manter os seus preços mais atrativos e a garantir assim uma vantagem relevante diante aos seus concorrentes.

Fidelizando os clientes

Vale salientar que, apesar de alguns custos reduzidos ou até mesmo cortados, por mais que a precificação permita uma visualização e uma estratégia ousada, e chamativa, em relação aos valores cobrados na pizza, de nada vale uma compra se ela não representar um ganho também para o cliente.

Estamos falando de uma pizzaria, onde ela está estabelecida em um local, com uma vizinhança repleta de clientes, mas que também são representados por um número finito. Casos estes clientes fiquem insatisfeitos eles não voltam a comprar uma pizza, e mesmo que a tática proporcione um aumento nas vendas a princípio, é necessário o mínimo de cuidado para que não represente uma queda futura em relação a associação da sua pizzaria como um produto ruim.

Para isso é extremamente importante manter a satisfação do cliente e ainda trabalhar em estratégias de fidelização, afim de garantir que o cliente não só permaneça realizando pedidos em sua pizzaria, como ainda indique para conhecidos como uma boa opção.

Um controle do feedback e o cuidado com as reclamações dos clientes é um ponto crucial. Devido aos preços competitivos o número de pedidos tende a aumentar, mascarando qualquer tipo de aspecto negativo caso este não seja cuidadosamente avaliado.

Possuí dificuldade para controlar os insumos de sua pizzaria? Utilize a planilha!

TAGS

lucro

GuruDaPizzaria
Ler matéria completa
Indicados para você