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Dicas de como captar novos clientes para a sua pizzaria

Dicas de como captar novos clientes para a sua pizzaria

A paixão pela pizza é quase universal, essa receita italiana ganhou o mundo por sua praticidade e sabor. No Brasil não é diferente, apesar dos ingredientes diferentes e inusitados os consumidores cada vez mais atarefados e sedentos pelo delicioso sabor procuram as pizzarias muitas vezes no mês, utilizando o prato como uma opção diferente ao arroz e feijão cotidiano.

Para suprir toda essa procura investidores e empreendedores estão dedicando suas atenções as pizzarias. Porém, como em todo tipo de negócio algumas dificuldades tendem a atrapalhar as vendas, e nessa hora é necessário prestar uma atenção redobrada e tentar alguns artifícios.

A captação de clientes é um dos maiores obstáculos enfrentados pelos proprietários de pizzaria, ainda mais quando o estabelecimento é novo, porém, existem diversas formas de conquistar novos consumidores. A conquista de consumidores pode ser conseguida de forma rápida e muitas vezes sem um grande investimento financeiro, para ajudar nessa missão separamos algumas formas de alcançar esse objetivo, confira:

Abuse das novas tecnologias

A tecnologia é um utilitário universal da nova geração, sendo que o número de pessoas que realizam pedido de comida por aplicativos não para de crescer, assim como o número de serviços e aplicativos do gênero. Por mais que muitos enxerguem este tipo de serviço como um método para ampliar a concorrência, é possível difundir uma boa opção de comida e ainda captar novos clientes fixos.

Aplicativos de entrega de comida

Quando trata-se de pizzarias, estamos apontando para a opção mais óbvia deste tipo de aplicativo, então é de suma importância estar integrado a eles. Lembre-se que há  alguns que trabalham com fidelidade ao aplicativo, então faça uso constante do maior número de plataformas possível seguindo todas as regras, e garanta o maior número de clientes.

Porém, é importante lembrar que, o aplicativo também serve também para qualificar os serviços da pizzaria como um todo, tanto em relação ao atendimento quanto no que diz respeito a qualidade do produto e entrega. Tenha em mente que os clientes olham as avaliações anteriores para então decidir se vão realizar o pedido ou não.

Por mais que um preço atrativo seja considerado por muitos como a melhor estratégia de marketing possível, de nada vale um preço baixo com uma qualidade ruim, uma vez que as pessoas baseiam-se no review de outros usuários da plataforma, então preze sempre pela qualidade e eficiência quando trata-se de clientes de aplicativos.

Como, inevitavelmente, a sua pizzaria vai receber uma avaliação negativa, é importante demonstrar uma preocupação com o posicionamento dos seus clientes, realizando um retorno deste feedback, demonstrando uma atenção com a experiência que estes clientes tiveram. Este tipo de atitude demonstra interação, respeito e clareza com os clientes, pesando na decisão de compra de novos clientes.

Compras coletivas

O número de pessoas que tiveram experiências ruins em pizzarias por conta das compras coletivas é algo alarmante, e apenas por um único motivo, os restaurantes não souberam usar e não entenderam o conceito da plataforma.

Os sites de compra coletiva asseguram uma coisa para quem está vendendo, um número maior de clientes em virtude do preço mais atrativo. No entanto, este tipo de site também assegura algo para quem realiza a compra, a oportunidade de experimentar um serviço novo com um preço atrativo.

É importante praticar uma empatia com o cliente, se você vai em um lugar onde você não é bem atendido, ou é tratado com algum tipo de diferença em relação aos demais clientes, você não volta mais a utilizar este serviço, e pior, ainda realiza uma propaganda negativa.

Lembre-se, estamos em tempos de internet, onde qualquer pessoa possui um poder de influenciar muitas outras, então utilize esta plataforma de compra coletivas para cativar novos clientes, e forneça a estes a mesma experiência que você oferece aos demais consumidores, não utilize este serviço apenas para inflar o número de vendas.

Produção de eventos

Criar eventos pode fazer a diferença perante aos novos clientes, já que estes estarão conhecendo o serviço presencialmente e poderão adquiri-lo posteriormente. Muitas pizzarias oferecem serviço de rodizio a domicilio, onde a empresa leva parte de sua equipe, carregada de equipamentos e suprimentos, para realizar o atendimento em festas de aniversário, casamentos e qualquer outro tipo de ocasião.

Esse tipo de serviço pode proporcionar a entrada em um novo nicho e em cada contratação dezenas de pessoas ficam conhecendo o trabalho e sabor oferecido pela pizzaria em questão. No entanto o ponto negativo é dispor de parte da equipe e atenção a esse tipo de serviço, sendo assim esta não é uma das melhores opções para estabelecimentos recém montados.

Alugar espaços em eventos maiores também é uma opção para ampliar a clientela. Festas juninas, feiras, congressos, exposições, festas escolas e mais uma gama de eventos alugam seus espaços para empresas, essas por sua vez atuam durante o período contratado servindo, interagindo e realizando a propaganda da pizzaria.

Assim como as demais opções citadas é fundamental um atendimento impecável, limpeza e mais do que nunca apostar em uma decoração acolhedora e uma propaganda que atraia o cliente. Uma boa opção é colocar funcionários entregando folders como promoções em pontos estratégicos.

Crie um novo canal de comunicação

Utilize as vantagens da tecnologia para interagir com os seus clientes, saber o que eles esperam da sua pizzaria e o que eles estão achando dos seus serviços, seja ativo nas redes-sociais, seja esta o Facebook, Instagram, Whatsapp ou qualquer outra.

O Facebook tornou-se o lugar de divulgação mais difícil, uma vez que este limita muito as publicações em relação as pessoas que curtiram a sua página, somente 5% destas recebem as atualizações no feed, com a intenção de que as páginas realizem divulgações pagas para alcançar o seu público. Uma estratégia eficiente para alcançar mais clientes nesta plataforma é participar de grupos específicos, e divulgar as suas promoções neles, como grupos de cidade e bairro, restaurantes da cidade ou apenas grupos direcionado as pizzas.

Já para o Instagram existe um público cada vez mais crescente de pessoas que gostam de vídeos e fotos de comida, então invista no visual, além de criar um perfil para a sua pizzaria no Instagram, postando fotos de pizzas e vídeos desta sendo preparada, sempre abusando dos apelos visuais, crie um ambiente atrativo para os seus clientes postarem fotos enquanto estão no seu ambiente ou degustando em casa. Para isso invista em mesas bonitas e qualquer estratégia que possa indicar um bom efeito visual.

Já o Whatsapp é o canal preferido de comunicação dos brasileiros, que simplesmente deixaram de utilizar o SMS ou qualquer outra forma de comunicação por textos, então seja prático e atenda os seus clientes também nesta plataforma, ofereça a opção de realizar os seus pedidos via Whatsapp, mas ainda assim, mesmo que esta demande algum tempo de atendimento, proporcione um atendimento ágil também no whatsapp, uma vez que a maioria das pessoas não gosta de esperar para serem respondidos.

Reconhecimento por diferenciação

Algumas pizzarias famosas conquistaram seus fiéis clientes de forma inusitada criando um novo produto, serviço ou forma de atendimento. Assim aconteceu com os deliverys, a pizza vulcão, pizza estilo americana, pizza com borda de coxinha, pizza gigante e muitas outras.

Bom exemplo de êxito obtido através da diferenciação é a Pizza Hut, que trouxe para o Brasil um estilo de pizza totalmente novo, onde as massas e recheios são fruto de receitas americanas. Além disso a empresa ainda realiza outras diferenciações como a contratação de funcionários idosos para atendimento presencial, refil de refrigerante, rodizio e receitas derivadas das pizzas, como a borda recheada vendida separadamente em formato de pão.

Assim ocorreu também com a Pizzaria Bate-Papo, sediada no Guarujá, que ficou nacionalmente conhecida por sua pizza gigante e as combinações bem diferentes, como pizza com frango assado, churrasco e bolo de aniversário.

Esse tipo de artifício exige muita criatividade, uma vez é muito difícil conseguir oferecer algo que ainda não exista por um preço acessível. Receitas de família, sabores totalmente inusitados, formas diferenciadas e combinações diferentes podem atrair muitos novos clientes e até mesmo a mídia, que sempre procura por novidades para suas matérias.

Aprenda a como realizar promoções atrativas

É importante salientar que, promoções e preços especiais que ocorrem com frequência não são promoções, são condições especiais de compra, como “Na compra de duas pizzas ganhe um refrigerante” e condicionam os seus clientes a estas promoções e não ao seu cardápio. Uma promoção apresenta uma condição atrativa para aquele cliente realizar a compra naquele momento.

É importante lembrar que, assim como ocorre na compra coletiva, a promoção é um ponto muito grande de captação, então este cliente promocional deve ser tratado com o máximo de cuidado, uma vez que este pode estar realizando o primeiro contato dele com a sua pizza.

Promoções exclusivas

Sabemos que todos gostam de se sentir especial, e assim ocorre com os clientes, que também querem ser especiais. Para isso pense em uma promoção exclusiva para cada um dos seus canais de comunicação, como uma promoção exclusiva para o Facebook, ou um desconto especial para quem já postou uma foto da sua pizza no Instagram.

Para alavancar o Whatsapp e oferecer promoções é necessário aplicar uma atenção especial. Infelizmente muitas pizzarias não retiram da plataforma o máximo que ela pode oferecer, então crie uma promoção exclusiva para esta plataforma, e envie mensagens com esta promoção para todas as pessoas que já realizaram pedidos, com isso além de garantir um aumento no número de pedidos, também ocasiona a divulgação da sua pizzaria, já que a tendência é que as pessoas compartilhem esta informação pelo próprio Whatsapp.

Faça promoções nos aplicativos de comida

Como você já aprendeu a utilizar melhor as plataformas dos aplicativos para pedidos de comida, é importante estar a atento, pois, grande parte destes aplicativos contam com uma seção exclusiva para as promoções é justamente neste momento que pode-se realizar uma boa condição de compra.

Para garantir um bom posicionamento na hora em que o cliente vai pesquisar por pizzas neste tipo de aplicativo é importante desenvolver dois tipos de promoções, uma mais básica, com um preço atrativo para aparece melhor ranqueada quando for classificada por preço e também uma venda de pacotes, como duas pizzas e um refrigerante, ou duas pizzas salgadas e uma doce, enfim, abuse dos combos para alavancar as vendas e proporcionar experiência positivas para os novos clientes.

Crie um programa de fidelidade

A fidelização dos clientes é uma estratégia simples, mas que ainda funciona muito bem, por isso não é incomum encontrarmos pizzarias onde a cada 10 pedidos o cliente ganha uma pizza de graça ou algo do tipo. Promova este tipo de fidelização, isso assegura que um cliente satisfeito não seja incentivado a trocar de pizzaria.

Mais uma vez, assim como ocorre na compra coletiva, não crie bloqueios para este cliente, faça com que este sinta-se satisfeito, então deixe-o escolher a pizza que ele tem direito pela promoção, realize a entrega desta se for necessário, não crie barreiras para que a sua promoção vire algo não atrativo para os seus clientes.

Vale lembrar que todas essas opções de divulgação são espalhadas pelo antigo “boca a boca”, uma vez que quando satisfeito o cliente tende a espalhar para os amigos próximos a sua experiência. Com o uso frequente da internet essa informação circula com muito mais facilidade e o retorno também é muito mais rápido.

Somente os proprietários de pizzaria que utilizam esses serviços com dedicação e sabedoria conseguem atingir o objetivo de captar novos clientes. O serviço oferecido é basicamente a chave para o sucesso, portanto antes que iniciar qualquer tipo de captação é imprescindível atentar-se aos seguintes pontos:

- Garantir a procedência de cada ingrediente utilizado;

- Realizar um treinamento com todos os funcionários, para garantir a sincronia da equipe;

- Oferecer o melhor tipo de alimento da forma mais gostosa;

 - Possuir um cardápio repleto de opções;

 - Atender cada cliente como único;

-  Trabalhar de forma adequada e sempre dentro dos padrões estipulado pela vigilância sanitária;

- Proporcionar a melhor experiência de compra possível, seja pela excelência nos sabores, entregas rápidas, preço ou atendimento diferenciado, pois, vai destacar a sua pizzaria entre todos os concorrentes.

 

GuruDaPizzaria
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