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Excelência em qualidade de serviço: torne sua pizzaria referência no mercado.

Excelência em qualidade de serviço: torne sua pizzaria referência no mercado.

A preocupação em destacar a empresa perante a concorrência é constante na vida de um empreendedor.

Muitas vezes acredita-se que são necessárias muitas variáveis para alavancar os negócios e ter sucesso e reconhecimento no mercado.

Com certeza você que está lendo este post concorda com essas afirmações e procura o segredo para otimizar mais ainda seu negócio, certo?

Então você escolheu o artigo certo!

Claro que dedicação e conhecimento são fundamentais para qualquer estabelecimento, mas ter uma estratégia diferenciada, pode ser a chave do sucesso para tornar-se referência no mercado.

Você quer saber de qual estratégia estamos falando? Leia o post até o final, e garanto que vai se surpreender!

 

O Preferido pelos Clientes e pelo Empresários

 

Neste artigo, nosso foco vai ser o ramo de alimentação, mais especificamente o setor de pizzarias, que é o preferido dos investidores por ter uma excelente aceitação dos consumidores, afinal, quando pensamos em algo para comer, a pizza é sempre uma unanimidade entre amigos e familiares, não é mesmo?

Porém, estar no topo da lista dos negócios mais rentáveis apresenta prós e contras, uma vez que assim como você, outros empresários também estão de olho neste segmento, o que nos permite falar então de uma grande concorrência.

Como se destacar, então, nesse mercado e fazer sucesso entre os clientes, fazendo sua marca ser a preferida e a mais indicada entre as pizzarias da sua região?

Estamos falando de uma estratégia de negócio que é o coração da empresa, que é a responsável pelo sucesso ou fracasso do seu restaurante, que vai determinar as opiniões dos seus clientes e a divulgação de suas pizzas, quer saber o nome dessa estratégia crucial?

No próximo tópico a revelaremos e daremos informações valiosas sobre ela, vamos lá?!

A Principal Estratégia para o Sucesso do seu Negócio!

 

Você provavelmente está muito curioso e interessado em alavancar as vendas de sua pizzaria, mas para isso acontecer, deseja algo efetivo, que funcione e que dê resultados sem demorar muito tempo, e sem ser muito oneroso, afinal os investimentos são frequentes, mas nem sempre o retorno é garantido.

Há, porém, um investimento estratégico em que o retorno de lucratividade é garantido, e se resume a quatro palavras e uma única ação: qualidade nos serviços prestados!

Priorizar a qualidade em todos os setores da sua pizzaria, desde a fachada externa até o serviço de limpeza, denota preocupação e cuidado com seus clientes, e isso certamente será valorizado por eles.

A preocupação com a qualidade dos serviços deve ser uma atitude frequente, que deve ser constantemente analisada, avaliada e atualizada.

Esta atualização deve levar em conta a demanda, a praticidade e o conforto proporcionado aos clientes, como por exemplo:

  • Modernizar o atendimento com recursos tecnológicos;
  • Garantir um delivery eficaz;
  • Equipar a cozinha para otimizar o preparo das pizzas;
  • Optar pela compra de matéria-prima de qualidade;
  • Proporcionar um ambiente confortável e acolhedor para o cliente degustar sua pizza sem demora, consumindo mais;
  • Contratar e capacitar os funcionários para realizarem um atendimento de qualidade;
  • Sistema de higiene impecável, entre outros vários fatores que denotam a qualidade de sua empresa.

Afinal, se qualidade de serviço é um item tão abrangente, como avaliar se o serviço que você está oferecendo está sendo apropriado a sua clientela?

É o que vamos descobrir nos tópicos a seguir!

 

Afinal, o que é qualidade de serviço?

 

A definição de qualidade dos serviços prestados por uma empresa, está intimamente ligado a satisfação do cliente, por isso ao estabelecer um padrão de qualidade na sua pizzaria, você deve conhecer muito bem seu cliente, que é seu público-alvo.

A qualidade é algo subjetivo, muitas vezes o que é considerado um bom serviço para mim, pode não ser para você, daí a importância de personalizar a qualidade do seu serviço a demanda.

No seu restaurante, podemos afirmar, que há dois tipos de clientes: os clientes internos, que são seus funcionários e fornecedores e os clientes externos, que são seu público-alvo.

Quando pensar em estabelecer um padrão de qualidade, é necessário abranger esses dois tipos de clientes, pois a satisfação de um vai influenciar na satisfação do outro, ou seja, um funcionário descontente, trabalhando em um ambiente bagunçado e dessincronizado, vai transmitir isso ao cliente que ele irá atender.

Apesar de seu caráter subjetivo, é possível identificarmos alguns elementos comuns que são primordiais para uma excelência na qualidade de serviços:

  • Confiança: cumprir o que foi prometido ao cliente;
  • Gentileza: ser educado e paciente com o cliente, buscando entender a sua demanda;
  • Comunicação: se expressar visual ou oralmente de forma clara e objetiva, simplificando a prestação do serviço;
  • Credibilidade: fazer com que o cliente acredite no que propõe;
  • Empatia: se colocar no lugar do cliente e entender suas reais necessidades;
  • Competência: mostrar que conhece sobre o serviço que está oferecendo, atualizando e apoiando treinamentos e capacitações de todos os funcionários;
  • Segurança: Transmitir, garantir e proporcionar segurança tanto física do cliente, quanto do serviço que oferece a ele;
  • Boa aparência e apresentação: garantindo uma percepção límpida e agradável do ambiente, desde a apresentação dos funcionários, do visual do local, até a demonstração dos serviços e produtos oferecidos;
  • Agilidade de resposta e de solução de problemas: resolver e sanar todas as dúvidas e demandas do cliente com eficiência e rapidez;
  • Garantia de qualidade de material: ter a preocupação e o cuidado meticuloso com a procedência de todos os produtos que serão consumidos pelos clientes, escolhendo com muito critério os fornecedores.

Esses tópicos selecionados foram pesquisados junto aos consumidores do varejo de forma geral, ou seja, é o básico exigido pelos clientes para um estabelecimento comercial ser considerado de qualidade.

Mas, vamos lembrar, que não estamos em busca sermos mais uma pizzaria de qualidade, queremos ser destaque e referência entre elas, por isso, adequar e personalizar essa lista de acordo com as exigências do seu público-alvo, ser sensível a novas demandas e tecnologias, são os fatores que levarão ao seu sucesso!

Agora que você entendeu mais a fundo como melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo seu negócio, é necessário entender como avaliar se suas ações estão sendo eficazes.

       O processo de excelência exigido para se tornar “o melhor”, é muito criterioso e mutável, no próximo item vamos aprender a avalia-lo.

 

Como avaliar a qualidade do seu serviço

 

Por se tratar de algo subjetivo, a maneira mais eficaz de medir se seus clientes estão satisfeitos com o que está sendo oferecido pela sua pizzaria, á através de feedback, que pode ser feito por meio de pesquisas de satisfação, formulários e pedidos de sugestões.

As mídias sociais também são atualmente um ótimo veículo de avaliação do seu negócio, ali são registrados opiniões, elogios e reclamações, e são influencias muito fortes para a reputação da sua marca, sendo assim, um cuidado redobrado nessa área deve ser tomado.

Há também, meios padronizados de avaliar a qualidade dos seus serviços, como:

  1. Medidas objetivas:
  • Tempo de resposta do serviço;
  • Tempo de execução;
  • Quantidade de reclamações;
  • Solicitações por clientes;
  • Quantidade de erros.

     2. Indicadores de Qualidade:

  • Estabelecer um indicador de problemas apresentados por seus clientes;
  • Monitorar esses problemas e as resoluções apresentadas aos clientes.

       3. Itens administrativos:

  • Graus de apoio ao cliente;
  • Tempo de resposta para a solicitação do cliente;
  • Tempo de atendimento: prazo em que o serviço é realizado, otimizando-o;
  • Nível de conclusão do serviço;
  • Grau de profissionalismo na relação com o cliente.

Tabelando esses itens de acordo com a demanda da sua empresa, aliando aos fatores esperados pelos clientes, é possível melhorar seu desempenho, tornando seu restaurante diferente dos demais e destacando-se.

É possível também, identificar os problemas e o que gera possíveis insatisfações dos clientes, solucionando-os, antecipando-os a muitas situações que seriam indesejadas e evitando-as.

Não é um trabalho fácil, mas é necessário para tornar-se reconhecido e ser referência quando o assunto é pizza boa!

Excelência em atendimento é um diferencial de qualidade

 

Quantas vezes adoramos o ambiente e o que é servido, mas decidimos nunca mais voltar porque fomos mal atendidos?

Muitos lugares optam por padronizar o atendimento, treinando os funcionários quanto a forma de falar, o tom de voz empregado, a postura adotada e até mesmo quanto ao que falar ao abordar o cliente.

Com certeza veio a sua mente vários exemplos de multinacionais que utilizam esse método de abordagem no atendimento, não é mesmo?

Essa forma padronizada e pré- estabelecida, é um meio de garantir um bom atendimento por parte de todos os funcionários da equipe, e mostra-se eficaz, mas se não for bem treinada e bem efetuada, pode soar forçoso e falso.

Uma boa dica para garantir um bom atendimento por parte dos funcionários é treiná-los para isso, e garantir que sejam contratados profissionais que se adequem ao trato com o cliente.

A eficácia do treinamento vai depender do quanto você conhece do seu público-alvo, como ele gosta de ser tratado. No geral, cortesia, educação e paciência é o básico para começar um bom atendimento.

Vamos falar de sabores?

Não adianta ter o melhor ambiente, com um excelente atendimento, se na hora de entregar a pizza, a qualidade dos ingredientes não agrada ao paladar do seu cliente....

Para uma pizzaria, o sabor e a apresentação dos pratos são cruciais para o cliente decidir se fideliza ou se não volta nunca mais!

Muitos acreditam que um ingrediente que não agrada quanto ao sabor, é fruto de economia feita no mercado e na feira, mas muitas vezes é apenas um equívoco na hora de escolher o sabor, não o personalizando com seu público, mas com o gosto pessoal do chef.

Fique atento quanto aos ingredientes que usará, prove vários fornecedores antes de defini-los, adeque seu cardápio ao paladar da sua clientela, não adianta oferecer pizza de champignon para um público que não está familiarizado com este ingrediente, por exemplo.

Este fator também está inserido na qualidade de serviços, perceba que é um fator estratégico único, como disse no início, mas complexo, que aborda todos os determinantes de seu empreendimento, a qualidade deve estar em tudo dentro de sua pizzaria.

Outro cuidado que deve tomar quanto aos sabores, é quanto à escolha do cardápio.

Inovar é preciso, mas cuidado, os sabores tradicionais e populares devem estar presentes, porque muita inovação assusta a maioria das pessoas.

Qualidade também é inovação!

 

Quando pensamos em uma pizzaria inovadora, que registra a sua marca na memória dos clientes e que se torna uma referência para os concorrentes, imaginamos um estabelecimento moderno, que usa a tecnologia a seu favor, e que surpreende quanto a praticidade e agilidade na resposta de atendimento, certo?

Fique atento quanto as inovações que estão disponíveis para o seu segmento de mercado, atraia clientes que necessitam de praticidade.

Algumas ideias referentes a sistema de tecnologia e informação que você pode dispor:

  • Softwares de fluxo de caixa e estoque;
  • Tablets e palm tops para marcação de pedidos integrados á cozinha e ao caixa;
  • Sistema digital de abordagem de garçons nas mesas;
  • Marketing digital em sites e redes sociais;
  • Serviço de delivery 100% automatizado e rápido;

Essas são algumas sugestões de muitas disponíveis no mercado para o setor de alimentação e pizzarias, vale a pena uma pesquisa e a contratação para a modernização de seu negócio.

Ser uma pizzaria diferenciada exige apenas qualidade de serviço, e o fato de ser um trabalho minucioso e detalhista é o que afasta a maioria dos negócios da excelência, por isso destaque-se de seus concorrentes e fidelize cada vez mais clientes com atitudes criteriosas que, se bem implementadas, se tornarão rotina.

Todos os anos muitas empresas do setor de alimentação abrem e fecham as portas em pouquíssimo tempo, sabe porquê?

Porque não conseguem garantir a qualidade exigida pelos seus clientes, e estes, consequentemente, não voltam em lugares que não atendem suas expectativas.

Não é só o preço que atrai o consumidor, como muitos donos de comércio imaginam, mas sim o que vale a pena ser pago como um todo.

 Sendo assim, quanto você pagaria pela qualidade do serviço que presta? Fica a reflexão!

Pense nisso enquanto faz a leitura dos próximos artigos de nosso blog!

 

GuruDaPizzaria
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