[ editar artigo]

Gosta de um bom vinho? Quer saber como agradar a clientela? Aqui vão quatro combinações entre pizza e vinho que você vai adorar! (parte 1)

Gosta de um bom vinho? Quer saber como agradar a clientela? Aqui vão quatro combinações entre pizza e vinho que você vai adorar! (parte 1)

A Itália já vem desde muito cedo nos proporcionando comidas incríveis, dentre elas, a Pizza, que é também o meio de vida de muitos leitores de nosso blog. Uma combinação incrível com essa comida típica Italiana é o Vinho, que, a propósito, a Itália é a segunda no que diz respeito a essa bebida saborosa, perdendo apenas para a França. Mas qual vinho combina melhor para o sabor X de pizza? Qual combinação oferecer para o cliente, quando ele perguntar “Qual vinho sugere?”, nesse tópico, listarei algumas combinações fantásticas entre pizzas e vinhos.

1. Calabreza (ou pepperoni) e Cabernet Sauvignon:

Pizzas com embutidos, como é o caso da calabresa e do pepperoni, precisam de vinhos de sabor tão intenso quanto o seu. Um Cabernet Sauvignon se encaixa perfeitamente nesse caso, pois possui força suficiente para suportar a presença marcante da pizza. As notas aromáticas, que rementem a frutas e ervas, proporcionam uma ótima opção, considerando também que os taninos firmes do vinho, ajudam a limpar o paladar.

No caso da pizza pepperoni, o sabor apimentado do embutido também combina muito bem esse tipo de vinho, porém tente escolher ao menos alcoólicos. Como sugestão de rótulo, aposte em um Cabernet chileno, como o Casas Del Bosque.

2. Quatro queijos e Chardonnay

A pizza de quatro queijos possui um sabor muito peculiar e complexo. A mistura de queijos faz com que cada garfada seja bastante intensa, ainda mais quando a mistura leva gorgonzola, provolone ou roquefort.

Para suavizar toda essa intensidade, é preciso uma bebida com um aroma frutado e paladar refrescante, como o vinho branco. Eles contrastam muito bem com toda a intensidade da mistura dos queijos. Nossa sugestão é um Chardonnay Argentino da região de Mendoza, o Argento Selección. e não se preocupe com a gordura do alimento, pois a elevada acidez do vinho irá proporcionar uma excelente limpeza ao paladar.

3. Margherita e Corte Português:

Um vinho pode ser classificado como corte, blend ou assemblege, desde que seja elaborado com mais de uma uva. Nossa sugestão é o Catedral Reserva 2010. Sua composição é de 50% Tinta Roriz, 30% de Alfrocheiro e 20% Touriga Nacional. A fusão destas uvas culminou em um exemplar repleto de nuances aromáticas, principalmente delicadas especiarias, casando perfeitamente com o sabor pronunciado de manjericão da pizza margherita!

4. Portuguesa e Merlot:

Mussarela, presunto, cebola, ovos cozidos e ervilhas. A pizza portuguesa recebe muitos ingredientes completamente diferentes. Por isso, essa é uma das receitas mais difíceis de harmonizar.

Para equilibrar essa complexidade de sabor, as melhores opções são vinhos com médio corpo e taninos macios, como os elaborados com a uva Merlot. O Namaqua Merlot, além de bastante equilibrado, possui acidez e taninos na medida certa para suportar essa combinação de sabores.

Só de ler já dá agua na boca né? Esses foram alguns dos principais sabores que são mais pedidos, e suas combinações, em um próximo tópico, trarei mais 04 sabores.

Ler matéria completa
Indicados para você