[ editar artigo]

MEI, Empresa individual, EIRELI ou LTDA, qual tipo de empresa devo usar ao abrir minha pizzaria?

MEI, Empresa individual, EIRELI ou LTDA, qual tipo de empresa devo usar ao abrir minha pizzaria?

Quando surge a primeira ideia de abrir uma pizzaria, uma das coisas que mais assusta o empreendedor é a burocracia. Nesse tópico, falaremos um pouco sobre os tipos de empresa que você poderá usar quando for cadastrar seu negócio na junta comercial, e você poderá ver qual deles se encaixa melhor no seu tipo de investimento.

Empresa individual: A empresa individual é aquela que não possui sócios, apenas o proprietário, que por sua vez, mesmo que sua empresa tenha o capital próprio, se futuramente houver dívidas maiores que o capital da empresa, o proprietário responde com seu capital particular. E nesse caso, os nomes do proprietário e da empresa devem ser o mesmo, podendo haver diferenças apenas no NOME FANTASIA da empresa. Ex:

Nome do proprietário: Fulano da silva.

Nome da empresa: Fulano da Silva.

Nome fantasia: Pizzaria Silva.

MEI (Micro empreendedor individual): Assim como a empresa individual, também não há sócios, apenas o proprietário, que também responde com patrimônio particular. A diferença é que nesse caso, logo na abertura da empresa elas são encaixadas na modalidade de regime tributário chamado Simples Nacional, não podem faturar além de R$ 60 mil anualmente e podem possuir apenas um funcionário cadastrado. As vantagens nesse caso, são tributárias.

Sociedade Empresária Limitada: Nesse caso, a empresa é comandada por Sócios, por isso o nome, sendo no mínimo 2 sócios, e o termo “limitada” se refere a responsabilidade pelo capital, sendo que nesse caso, cada sócio só responde pelo capital que foi aplicado na empresa, sendo que débitos além disso, o sócio não responde com seu capital particular. Além disso, deve existir um CONTRATO SOCIAL, que guiará administrativamente a empresa.

EIRELI (Empresário Individual de responsabilidade Limitada): A EIRELI tem o mesmo principio da sociedade empresária limitada, a diferença é que aqui, apenas um é o proprietário, como na empresa individual, porém sua responsabilidade é limitada ao capital aplicado na empresa, que por lei, deve ser de, no mínimo 100 salários mínimos que devem ser 100% integralizados na hora da abertura. Além disso, não precisa usar seu nome próprio, pode ter um nome empresarial.

Esses são os principais tipos de empresa para você encaixar a sua, na hora de realizar a abertura e pagar as tributações, escolha a que melhor se encaixe ao seu caso e seja empreendedor.

Ler matéria completa
Indicados para você