[ editar artigo]

Qual é o melhor forno para pizza? Saiba como escolher o seu!

Qual é o melhor forno para pizza? Saiba como escolher o seu!

Antes de abrir uma pizzaria, uma das perguntas que sempre surge é: qual é o melhor forno para pizza? Para encontrar a resposta certa, você deve levar em conta o tamanho e o modelo do seu negócio (tradicional, delivery, rodízio, fast food), o tipo de pizza que deseja produzir, fatores ambientais e, claro, o seu orçamento. Confira quais são as principais opções e suas características:

Forno à lenha

É o forno mais tradicional no preparo de pizzas e, ainda tem muitos adeptos devido ao sabor característico que ele proporciona. No Brasil, a madeira mais utilizada é o eucalipto de reflorestamento e, sua queima durante o preparo faz com que a pizza seja defumada, resultando em uma massa crocante por fora, macia por dentro, apetitosa e perfumada. No caso de pizzarias onde a maioria dos clientes consomem no local, o aroma produzido pelo forno à lenha tem a vantagem de abrir-lhes o apetite.

No entanto, vários estabelecimentos têm abandonado o uso desse forno pelos mais diversos motivos. Entre suas principais desvantagens, podemos citar:

  • poluição;

  • sujeira;

  • necessidade de mão de obra qualificada;;

  • necessidade de espaço para armazenar a lenha;

  • baixa produtividade;

  • incentivo ao desmatamento ilegal.

Portanto, se o que você busca é funcionalidade e agilidade, o forno à lenha pode não ser melhor opção.

Forno a gás

A demanda de fornos a gás vem crescendo cada vez mais devido à sua praticidade e pouca manutenção. Ao contrário do forno à lenha, ele não ocupa tanto espaço, o processo de higienização é mais fácil e a produção é mais rápida e uniforme. A desvantagem está em seu custo, que geralmente é mais alto, porém, a economia que se tem com a ausência da madeira e pouca mão de obra, faz com que ele seja bem mais vantajoso.

Forno elétrico

O forno elétrico também é muito prático e, dependendo do modelo, pode ser bem mais rápido que o forno a gás. Apesar de ser mais caro e gastar mais energia, é possível adaptá-lo para ligar e desligar a resistência em dias de menor movimento e permanecer ligado em dias de muito movimento. Como existem muitas opções no mercado, é importante que você faça uma pesquisa mais profunda sobre os modelos desejados e entenda suas funções antes de adquirir.

Forno esteira

O forno esteira, que pode ser elétrico ou a gás, tem se popularizado muito devido à sua versatilidade e capacidade de produzir grandes quantidades rapidamente. Possui ajustes simples, além de ser bastante preciso em temperatura e uniformidade. Portanto, se você tem uma pizzaria delivery ou fast food, esse é forno mais indicado.

Forno flex

O diferencial do forno flex é que nele é possível utilizar tanto a lenha quanto o gás. Pode ser uma boa opção, principalmente para quem está começando e quer ter a oportunidade de conhecer na prática as vantagens de cada um,

Espero que nossas dicas te ajudem a encontrar o melhor forno para pizza na sua região. E se você já tem experiência com algum modelo, compartilhe a sua opinião conosco nos comentários!

GuruDaPizzaria
Ler matéria completa
Indicados para você