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Receitas diferenciadas para destacar-se

Receitas diferenciadas para destacar-se

O mercado conta com uma grande fatia de consumidores exploradores, que são as pessoas mais aventureiras que gostam de provar as mais recentes novidades. Isso ocorre com o público que costuma comprar pizzas e é muito utilizado como chamariz para pizzarias em todo o país.

Seguir a estratégia de marketing dessas pizzarias pode ser interessante para alguns proprietários, mas devemos levar em conta que copiar a receita de um concorrente não é uma inovação. Para investir na diferenciação é necessário muita criatividade e qualidade além de uma boa estratégia de marketing para a sua divulgação.

Muitas pizzarias ganham o mercado com receitas diferenciadas, essas são desenvolvidas para agradar os clientes mais distintos. Parte das receitas diferenciadas são vindas de outros países ou até mesmo criadas a partir da mistura de ingredientes que mais agradam ao público brasileiro.

Muitas vezes essa mistura, nada tradicional, se destaca e torna-se um viral, ganhando cada vez maior impacto com divulgações espontâneas e chamando ainda mais clientes para aquela pizzaria. Confira alguns casos de sucesso:

Pizza gigante

Se existe algo que encha os olhos do consumidor é um produto gigante, isso se intensifica se ele for comestível. Pensando nisso, algumas pizzarias trabalham com as pizzas gigantes, que contam com quilos e mais quilos de recheio.

Esse modelo de pizza pode servir mais pessoas, pesa menos no bolso e ainda é inusitado e curioso. No entanto, os desenvolvedores desse produto devem adequar-se aos tamanhos, ou seja, investir em um forno maior, caixas gigantes e até em um transporte mais adequado que a tradicional moto.

Uma das maiores pizzas vendidas no Brasil possui 64 pedaços, mais de 7 quilos de ingredientes e mede 1,30m. Essa maravilha em tamanho GG, pode chegar a custar R$ 200. No entanto, para o consumidor é mais barato que as tradicionais e ainda rende um momento diferenciado e especial, afinal não é todo dia que se tem mais de 1m de pizza disponível.

A pizzaria que presta esse serviço é a Bella Rosa, sediada em Sorocaba, São Paulo, onde o sucesso deste produto é muito grande, chegando a vender mais de 50 pizzas gigantes em um só dia. Mas, para chegar a esse nível de reconhecimento, a empresa teve que investir mais de R$ 40.000 em equipamentos e utensílios. Outro gasto que foi expandido foi na entrega, que agora é personalizada e requer mais investimento.

Pizza americana

A receita americana de pizza é muito diferente da que estamos acostumados, ela é composta de uma massa grossa e incrementada com elementos mais gordurosos para dar uma crocância e sabor típico norte americano.

Os recheios também contam com condimentos que não são utilizados em nosso país, como embutidos, pimentão, pimenta e cream cheese. Essa mistura faz desse tipo de pizza algo diferente e único, foi assim que a Pizza Hut adentrou o mercado nacional e destacou-se com esse padrão.

Mesmo com o surgimento de mais pizzarias do mesmo segmento, a Pizza Hut continua sendo a líder disparada de mercado, mostrando que os desbravadores, quando mantem a qualidade inicial, podem permanecer no topo.

Pizza quadrada

A pizza quadrada é uma invenção italiana, aperfeiçoada pelos norte americanos, mas foi trazida ao Brasil pela rede Os Muzzarellas. A empresa desponta com a diferenciação no formato da massa e faz suas vendas crescerem através dos pedidos online. O grande atrativo da pizza quadrada é que ela é maior que a redonda e ainda mais fácil de ser dividida. No entanto, nem todos os pedaços podem contar com o sabor da borda.

Agora existem centenas de pizzarias que despontam com esse modelo de pizza. No entanto, somente alguns conseguem destaque, esse fator deve-se a qualidade e sabor. Atrair o cliente pelo visual diferente é fácil, no entanto, mantê-lo fiel é a parte mais difícil.

Pizza vulcão

O excesso de ingredientes também pode ser um diferencial e foi assim que a pizza vulcão tornou-se conhecida. Esse estilo de pizza abriga uma porção generosa de queijos em sua borda, que por sua vez é especialmente moldada em forma cônica.

Tal sucesso fez com que diversas pizzarias investissem nessa inovação e adotassem em seus cardápios. Essa borda agora pode ser facilmente encontrada na cidade de São Paulo e é a responsável pelo destaque de diversas pizzarias.

Sabores exóticos

Os sabores exóticos de pizzas chamam a atenção do público por meio das redes sociais e televisão. Esses são os preferidos dos consumidores mais jovens e estão ganhando espaço em todo o país.

Uma das mais recentes sensações é a pizza de coxinha, criada pela Pizzaria e Lanchonete Amalicia, onde as tradicionais coxinhas são acrescentadas a borda. Essa pizza ganhou as redes sociais e tornou o restaurante em um ponto turístico no Ceará.

A Pizzaria Bate-Papo é uma desbravadora do conceito de sabores inusitados, pois, ela é a maior criadora de novos recheios de pizzas. A empresa é muito conhecida pelos internautas brasileiros e campeã de memes.

Todas as criações da pizzaria do Guarujá são feitas em uma pizza gigante contendo ingredientes pra lá de inusitados como frango assado, bolo de aniversário, engradados de cerveja, panetone, sushi, garrafas de bebidas alcoólicas e etc. Essa criatividade fez do comércio a pizzaria, não franqueada, mais conhecida no brasil.

Pizza no cone

A pizza em cone chegou ao Brasil como um sucesso, esse estilo de massa abriga todo seu recheio em um cone. O cone permite um consumo mais fácil, sem a utilização de talheres e pratos, e é perfeito para quem consome somente um pedaço.

Esse tipo de pizza é geralmente vendido por franquias abertas em praças de alimentação e locais de grande circulação de pessoas, sendo contraindicada para pizzarias que realizam delivery.

As pizzarias que optam pela venda em cone podem ainda contar com os serviços a domicilio, para festas e eventos. Essa diferenciação fez das marcas CREK e Cone Pizza um grande destaque por todo o país.

Pizza gourmet

Parece que o termo gourmet, que em francês significa "uma pessoa com um paladar exigente", tomou conta do mercado brasileiro, e com as pizzarias não é diferente. Neste caso, trata-se de um cliente com um padrão de exigência mais elevado, que não se importa em pagar mais caro por ingredientes com uma qualidade superior.

Além dos produtos criteriosamente selecionados e frescos, uma pizza gourmet também deve incluir um preparo mais criterioso, que pode envolver até mesmo a escolha de lenhas selecionadas para acrescentar um sabor diferente a defumação do forno a lenha.

Entre os ingredientes mais selecionados estão opções como muzzarela de búfala, alho negro, grana padano, brie, jamón, presunto parma, coração de alcachofra, scamorza, pesto, bocconcino, dentre outros. Entre as pizzarias que se destacam servindo pizzas gourmet estão a Soggiorno e Forno da Vila, ambas em São Paulo, capital.

Vale salientar que, na grande maioria dos casos, os ingredientes de uma pizza gourmet possuem um sabor marcante, algo que deve ser evidenciado e valorizado, deixando qualquer combinação mais complicada e normalmente servido com poucos tipos de coberturas, molhos ou acompanhamentos.

Deep dish pizza

Uma pizza tradicional de Chicago nos Estados Unidos tem chamado atenção também no mercado Brasileiro, a deep dish pizza, que nada mais é do que uma pizza com bordas muito mais altas, para segurar uma quantidade de recheio muito maior.

Este tipo de pizza acaba levando a união de dois tipos já citados: As pizzas gigantes, que neste caso a disposição é mais vertical do que horizontal, e também com ingredientes selecionados como ocorre na pizza gourmet.

Assim como nas pizzas gigantes, a dificuldade de logística praticamente impossibilita o atendimento por meio de delivery. Situação que não é de grande prejuízo, já que os clientes que preferem uma pizza com ingredientes mais selecionados geralmente tendem a realizar as suas refeições fora de casa.

No Brasil a principal pizzaria a servir a deep dish pizza é a Casa da Pizza Estufada, na região nobre do bairro do Morumbi em São Paulo, Capital. A casa foi inclusive rebatizada, já que antes se chamava Jardim Ô Fiô, apenas para evidenciar ainda mais o seu principal carro-chefe.

Pizza no estilo fast food

A tendência fast food é amplamente implementada em grandes metrópoles, e claro que a tendência chegou ao Brasil e também as queridas pizzarias. Neste caso se dispensa o uso de talheres ou de condições mais aconchegantes em um salão, servindo porções mais individualizadas.

Aqui vale salientar uma diferença, existem uma série de pizzarias que servem porções individuais. Aliás, este é o jeito mais comum de consumo na terra da pizza, na Itália, mas não é este o caso do estilo fast food.

Neste caso as pizzas são servidas em combos, o cliente escolhe a bebida, o sabor e rapidamente já sai com a sua pizza pronta, que pode ser consumida sem grandes dificuldades. Uma das principais referências neste setor é a Bráz Elettrica, situada no bairro de Pinheiros, na região oeste da cidade de São Paulo.

Viking kebab pizza

Longe das opções mais tradicionais, a viking kebab pizza é um tipo de pizza que surgiu na Suécia, reunindo os recheios dos kebab turcos e o preparo de uma pizza, e tudo isso no formato de um barco viking.

Ok, é fácil observar que esta receita parece um tanto quanto inovadora demais, mas o sucesso foi grande e chegou a outros países da Europa, sendo que uma das principais pizzarias a servir essa pizza diferente fica na Croácia, o Pizza & Kebab House Viking.

Se a inovação já um grande diferencial na Europa, ainda não temos notícias deste barco viking aportando no Brasil, parece que ninguém tentou inovar com a viking kebab pizza em terras tupiniquins.

Stromboli

Não é difícil as pizzarias apostarem no calzone, ainda assim, muitas deixam passar um outro tipo de preparo realizado por descendentes de italianos feito com massa de pizza, o saboroso stromboli.

Diferente do calzone, que é praticamente uma pizza fechada, o stromboli assemelha-se mais a um rocambole, utilizando queijos e frios tipicamente italianos, como mozarela, salame, capocollo, bresaola e vejetais. Outro ponto que distingue as duas receitas é o uso do molho de tomate, já que o stromboli não é assado com molho, sendo que este pode ou não ser acrescentado no final do preparo, com este já assado.

O stromboli é uma receita ítalo-americana e por isso é muito comum nos Estados Unidos, principalmente em pizzarias italianas, mas ainda não é bem explorado por pizzarias no Brasil, deixando uma opção muito boa de um preparo diferente passar desapercebida.

É importante salientar que, no caso das inovações da receita é necessário levar em conta o público alvo, escolher uma modalidade e apostar na inovação, sem a necessidade de copiar uma receita propriamente dita. O local de atuação também é um fator a ser estudado, todas essas informações fortalecem o estabelecimento e ajudam a criar uma estratégia de negócio.

Muitas vezes a inovação se quer necessita da mudança de uma receita ou uma incrementarão de sabores, hoje em dia existem possibilidade distintas relacionadas somente ao tipo de forno, já que as opções como forno a lenha, elétrico ou a gás oferecem diferentes tipos de sabores as pizzas.

Assim como ocorre nas pizzas vulcão é possível realizar uma série de invocações alterando somente a borda da pizza e o seu formato, sendo que já existem opções como a borda gravata borboleta, que permite um recheio maior na pizza já que ele é mais alto, a borda corda que também tem a intenção de aumentar o tamanho da borda, a borda estrela fazendo que a pizza fique em um formato parecido com a ponta de uma estrela, permitindo os mais distintos tipos de recheio.

Outra opção já explorada são as bordas vendidas separadamente com um molho, para a melhor degustação. Na Pizza Hut, por exemplo, esse produto é chamado de bread stick e servido com queijo cheddar derretido, ele ainda pode possuir um sabor, como pepperoni ou queijo.

Absorva inspirações e adapte a melhor opção ao público desejado, aposte na divulgação do diferencial da sua pizza e surpreenda a todos, e a curiosidade se encarrega de trazer os clientes até você.

GuruDaPizzaria
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