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Segredos de uma Pizzaria, o que nenhum livro ensina!

Segredos de uma Pizzaria, o que nenhum livro ensina!

Lição numero um: você irá trabalhar muito!

Hoje é o dia 1. Novos tempos estão por vir e você vai aplicar um ponto de virada na sua empresa e vai ser agora. Você precisa deixar claro qual será o seu novo padrão de trabalho. Irá organizar um delivery vencedor e o seu time precisa entender isso.

Se possui na equipe um colaborador que já identificou que não veste a camisa da empresa, analise se compensará mantê-lo, ele pode prejudicar a evolução desse novo momento. Por experiência, eu acredito que não irá compensar; já prejudiquei minha operação com um colaborador desmotivado. Uma laranja podre contamina um saco!

Quem é o seu time? Tenha um time bem definido. Atendimento, entregadores e produção (cozinha) e ponto. Delivery bom é um delivery enxuto.

Todos os setores do seu negócio devem possuir protocolos profissionais muito bem definidos: Comunicação (para a equipe de atendimento), Conduta (para os entregadores/motoboys) e de Higiene (para a equipe da cozinha e produção).

Quem vive o dia a dia de um restaurante sabe o quanto é difícil repetir diariamente para o colaborador o POP (Procedimento Operacional Padrão) da empresa, mas vai por mim, vale a pena. Treine e recicle sua equipe quantas vezes forem necessárias, é um investimento incrível a médio prazo, sua equipe passa a respirar sua atmosfera e a sua operação fica redonda.

Quando esse dia chegar, as coisas irão fazer sentido para você e certamente pensará que é a hora de abrir uma nova unidade.


Vamos organizar o time que irá performar daqui para frente? Vamos lá!


Atendentes e Atendimento

O atendimento deve ser feito com simpatia, delicadeza e de forma interpessoal. Tenha uma coisa muito clara, você não está vendendo apenas um produto, você está vendendo uma experiência para o seu cliente, que tem o seu produto como protagonista.

Deixe o cliente sempre à vontade, faça com que ele tenha prazer em ligar e/ou pedir online no seu estabelecimento. É muito além da venda, estou falando de ter um bom relacionamento.

Sempre o chame pelo nome, pois, dessa forma, você estabelece inconscientemente uma conexão de intimidade e de reconhecimento.

 

Equipe de Produção

Talvez o mais exigente dos protocolos, e não é por menos, seja a produção alimentar, pois é algo muito sério e deve ser feita com muita responsabilidade. Caso sua empresa esteja começando do zero, vale buscar ajuda de profissionais ou até mesmo de instituições, como o SEBRAE, que realiza um trabalho de apoio ao empreendedor. Os protocolos devem ser seguidos de forma religiosa e deve-se sempre buscar treinar líderes (e nunca seguidores), dentro dos núcleos de produção. Já trabalhei com equipes maravilhosas de pizzaiolos experientes e rápidos, mas que não funcionavam no dia da folga do “líder da equipe”, por isso, se possível, tenha mais de um líder.

Não seja refém da sua equipe e não os deixe perder o respeito pela ficha técnica, porque padrão é padrão. E o seu cliente vai perceber na hora, se houver alguma mudança no ingrediente, volume do recheio ou uma finalização do produto.

Pense nisso!

 

 

Entregadores e Motoboys

Convivo com muitos empreendedores de delivery (sou membro da Associação das Pizzarias Unidas - APUBRA), e motoboys sempre foi um assunto delicado. Uma dica de quem já passou por tudo o que você possa imaginar (tudo mesmo) na mão de motoboys: estabeleça um contrato como horista (CLT) e sempre contrate profissionais mais velhos, vai por mim, eles dão menos trabalho e você não terá uma futura dor de cabeça.

É muito importante que o entregador se sinta parte da empresa, porque quando o mesmo está comprometido, evita que você perca dinheiro no dia a dia, por exemplo: ele resolve/corrige um problema de rota ou endereço errado, falta de itens na entrega e diversas outras situações recorrentes em um delivery. O entrosamento é fundamental. 

 

Uma apresentação educada e cordial deve ser orientada ao profissional, afinal ele é o rosto do seu estabelecimento no ato da entrega. No meu caso, fiz até jaquetas, modelo Califórnia, com a marca da empresa, para que se apresente melhor e passe mais confiança na porta da residência dos clientes. Essa mudança foi um sucesso na época, lembro que recebemos muitos feedbacks positivos na base de clientes. Não deixe também, de aproveitar o espaço da bag, faça um layout de fácil visão, com poucas informações e ressalte a presença da sua marca no ato da entrega.

 

Fonte: https://www.deliveryagora.com

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